Trabalhos Realizados
A Marchetaria
Técnicas e Materiais

A arte de empregar madeiras
incrustadas, embutidas ou
aplicadas em peças de
marcenaria, formando desenhos variados e verdadeiras obras de arte.

Aprenda Marchetaria
Entre em Contato

 

A Marchetaria

Trabalho em madeira que consiste em incrustar, embutir ou aplicar peças recortadas de madeira, marfim, metal e de outros materiais de diversas cores sobre peça de marcenaria, formando desenhos variados.


Detalhe de uma obra, mostrando as peças e madeiras empregadas

Lâminas de madeira

As lâminas de madeira são cortes, em espessura extremamente fina, feitos em troncos de árvores cozidos ou em composto (cuja composição entra a própria madeira que será, em termos, copiada). Praticamente todos os móveis e peças em madeira recebem um acabamento com essas lâminas, e cada vez mais se usa a lâmina originada de compostos devido a largura e perfeição da massa.

A lâminas mais caras são as obtidas da raiz da árvore, a rádica, imperfeita por apresentar furos e de preço elevadíssimo. As lâminas de rádica também estão sendo produzidas a partir de compostos. A melhor imitação da rádica, natural é claro, é a imbuia crespa.

A Itália sempre foi o grande produtor de lâminas, com grande qualidade. Atualmente, os melhores lâminados compostos são produzidos na China. São fábricas imensas com uma alta produção e que atende o mundo todo, principalmente o mercado americano. Os próprios fabricantes Italianos já terceirizam parte de sua produção na China.

Cabe ressaltar, que as lâminas de Mogno começam a faltar no mercado devido a proibição da derrubada dessas árvores de grande porte, com fiscalização rigorosa.

Mogno Brasileiro está presente em grande parte da Floresta Amazônica, Mato Grosso e Goiás, atingindo aproximadamente 40 metros de altura. Seu crescimento é rápido. A cor da sua madeira tem coloração parda -avermelhada. É utilizada principalmente na produção de móveis e trabalhos artesanais. Suas lâminas são de cor exuberante.

Curiosidades

Existem diversos tipos de madeira, começando na balsa que é super leve (aeromodelismo) até madeiras duras que servem de base para casas de madeira. No artesanato você pode trabalhar com qualquer tipo de madeira, que se adeque ao seu projeto. O preço da madeira é o que normalmente ajuda a definir, nem sempre podemos usar a madeira desejada.

A palavra madeira designa toda parte que assume forma lenhosa numa árvore, seja no tronco, raiz ou ramos. Existem duas classificações para as madeiras: Madeira de lei e Madeira mole